Breve resumo sobre o día de los muertos, que é uma data mexicana relacionada com o nosso dia de finados, porém "comemorada" de maneira diferente. Ocorre no dia 1 e 2 de Novembro e se trata de um festival, com muita musica, comida típica e bebidas. Usam enfeites como flores e caveiras, incluindo nos altares que montam. Eles tem uma visão otimista da morte, e comemoram assim para receber os mortos. Não é como uma lamentação pelos entes queridos, pois a visão que se tem a respeito da morte, é vista de maneira diferente a que conhecemos pregada pelo catolicismo.
Sem a questão de inferno ou paraíso, castigo ou glória, para eles a a alma segue o caminho definido pelo tipo de morte que tiveram e não pelo comportamento em vida.
Enfim, acho a história interessante, mas o que me prende mesmo é a parte visual do evento. As maquiagens e roupas são sempre muito bem elaboradas, as cores e tudo mais. Com esse carinho especial pelo Día de los Muertos, fiz com uma amiga um ensaio fotográfico usando esse tema, e gostei muito do resultado.
Vou postar algumas fotos "inéditas" aqui, mas segue o link pra quem quiser conferir o ensaio mesmo: http://www.flickr.com/photos/karol_reis/sets/72157628061454840/
Nenhum comentário:
Postar um comentário